Usada principalmente em estruturas para moradias de média e baixa rendas. A principal vantagem é a economia com formas de madeira, pois ao invés de vigas e pilares essa estrutura é autoportante, ou seja, as próprias paredes tem função estrutural e são inseridos ferros e grautes nos furos das paredes para absorver os esforços quando forem maiores que a capacidade dos blocos ou em pontos estratégicos apenas como detalhes construtivos para evitar prováveis patologias.
O maior limitador desse sistema é a falta de liberdade com relação à arquitetura, tendo que ser projeto pelo arquiteto já com medidas que modulem os blocos da maneira a se evitar totalmente o desperdício de materiais e principalmente tamanho de portas, janelas, vãos não muito grandes. As paredes que forem estruturais jamais poderão ser demolidas em reformas.
Muito utilizado em edifícios residenciais e condomínios residenciais de sobrados.
A estrutura metálica tem grande vantagem na limpeza do canteiro de obras por serem entregues apenas para montagem no local. Mas a principal vantagem com relação às estruturas em concreto armado é que a estrutura metálica consegue vencer vãos muito maiores com peças de menores dimensões e mais leves.
A fabricação e montagem da estrutura metálica é realizada por profissionais qualificados o que torna esse sistema altamente confiável.
Método relativamente novo, normatizado a partir de 2012 pela ABNT e tem crescido ano a ano. O investimento da caixa econômica federal tem sido o principal incentivador que destaca o avanço da utilização de paredes de concreto moldada no local para obras de baixo e médio padrão.
As limitações são muito parecidas com o sistema de alvenaria estrutural, impedindo qualquer demolição posterior às paredes estruturais. As modulações por sua vez seguem os tamanhos das telas de aço usadas dentro das paredes. A taxa de aço nesse tipo de obra é muito baixa com relação ao sistema convencional.
A principal característica desse sistema é a industrialização do canteiro de obras, que recebe as telas já cortadas nos tamanhos a serem montadas dentro das paredes, as formas são posicionadas já com o sistema elétrico e hidráulico acoplados e após a concretagem a estrutura já está pronta e numa velocidade que torna esse método imbatível quando o foco principal é o prazo de entrega.
Utilizado principalmente em edifícios residenciais e condomínios residenciais.
Os elementos estruturais pré-fabricados, ou seja, pilares, viga e lajes são geralmente fornecidos por industrias especificas e especializadas nisso ou até produzidas no próprio canteiro da obra, mas só são posicionadas depois de atingir as resistências determinadas em projeto para armazenamento, transporte e montagem.
A estrutura pré-moldada é muito utilizada em galpões industriais, shopping, supermercados que tem modulação otimizada pra maior aproveitamento da repetição das peças.
Peças fabricadas fora do canteiro geralmente tem uma qualidade melhor, maior durabilidade e rapidez na execução.
Rua Tibério Justo da Silva, 487 – Sala 1
© Cetec Engenharia Estrutural | 2021
Desenvolvido por Lazza Criativa